APRESENTAÇÃO

A relação entre História do Ambiente (HA) e Educação Ambiental (EA) é uma problemática emergente que, pela sua importância, terá um lugar de destaque nos debates do II Congresso Mundial de História do Ambiente que se realizará em Portugal, na Universidade do Minho, Guimarães, em junho de 2014.

 * http://www.wceh2014.ecum.uminho.pt/

Efetivamente, a HA vem-se armando como um promissor domínio de pesquisa que, não só permite reconstituir as dinâmicas da interação Homem-Natureza ao longo dos tempos, como lança luz sobre as aceleradas dinâmicas de transformação ambiental ocorridas nos últimos anos. De natureza integrada e interdisciplinar e vocação holística, a HA apresenta-se como um território de saber capaz de congregar e articular contribuições de diversos domínios cientícos, tanto do âmbito das ciências físicas e naturais, como do âmbito das ciências humanas e sociais.

A EA, também, tem vocação holística e interdisciplinar. Incluindo diversas correntes e tendências, a EA tem oscilado entre: a) perspectivas de feição mais comportamentalista que, em geral, não põem em causa a essência dos paradigmas socioeconômicos e políticos dominantes e as lógicas de desenvolvimento a eles associados; b) abordagens de vocação mais crítica, ligadas á necessidade de promoção de políticas que contribuam para alterar os paradigmas vigentes, contribuindo para a construção de sociedades mas sustentáveis.

Face a esta realidade, o Núcleo de Estudos Ambientais do Departamento de Geografa do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com apoio do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT/UDESC), o grupo Congresso Internacional Escolar/Workshop Internacional de História Ambiental (CIE/WIHA) e a Fundação de Arte e Tecnologia (FUNDARTEC) organizam entre os dias 26 a 29 de novembro de 2013, o III Workshop Internacional de História do Ambiente – História do Ambiente e Educação Ambiental. Este evento (que vem na sequência de um outro, por nós já organizado em novembro de 2011, centrado na problemática dos desastres ambientais) visa, entre outros aspetos, debater: como pode a HA tornar-se mais educativa, ou seja, constituir-se numa relevante componente formativa? Como pode a EA incorporar uma dimensão história que torne mais efetivo seu impacto? De que forma a HA e a EA se podem articular? Até que ponto as diferentes temáticas/problemáticas permitem essa articulação?

Objetivos

  • Debater a articulação entre HA e EA centrada em casos de estudo e tópicos da atualidade (gestão costeira, questões urbanas, recursos naturais, migrações, desastres ambientais e dinâmicas educativas)
  • Fortalecer a pesquisa em história do ambiente e educação ambiental
  • Apresentar e discutir estudos de caso relativos à articulação HA-EA
  • Debater os contornos teórico-metodológicos da articulação HA-EA
  • Contribuir para a preparação do 2º Congresso Mundial de História do Ambiente
  • Contribuir para a criação de uma rede lusófona HA