Exposição Desarmonias


Foto: http://arteeculturaunivali.wordpress.com/tag/roberto-colaco/

 

Roberto Colaço, viajante e fotógrafo da América do Sul, comanda a programação cultural do 3º Workshop de História Ambiental: História do Ambiente e Educação Ambiental. Engenheiro agrônomo por formação, com mestrado com Sociologia Política, Colaço decidiu rodar quase 200 mil quilômetros entre 2006 e 2011 a bordo de sua casa rodante, depois de trabalhar por 35 anos no Ministério da Agricultura.

Os seis anos de estrada renderam à Colaço a possibilidade de compartilhar suas experiências a partir de uma exposição fotográfica e de um livro. Na exposição Desarmonias, são retratados ecossistemas, cenários, gentes, bichos, cidades e comunidades, desvelando harmonias e desarmonias.

Por sua vez, o livro Mundo Virado – Revirando a América do Sul registra algumas histórias vividas pelo aventureiro. Diz ele, “nelas há de tudo um pouco e o que é melhor: é tudo verdade (por mais que você duvide). Viajando, ajudei Charles Darwin a melhorar sua teoria sobre a origem das espécies; vivenciei o massacre dos libertários de Humberstone; brinquei de ‘pega ladrão’ com redemoinhos do altiplano; conheci uma mulher que vendia a alma e outra que me contou o grande segredo da Casca D’Anta Baixa. O fio condutor disso tudo? Talvez seja ver o mundo como ele está: VIRADO”.

Fonte: MundoVirado, AllPress, Univali.