Percepção e Gestão de Risco nas Escolas

Coordenadores: Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas (professor visitante UDESC/NEA); Débora Ferreira (mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, UDESC/NEA); Sarah Marcela Chinchilla Cartagena (aluna do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, UDESC/NEA)

Ementa: Este minicurso trabalha as fases da gestão de risco com enfoque especial a uma abordagem em espaços escolares. O objetivo é desenvolver junto aos presentes algumas estratégias e exercícios que possam trabalhar a percepção de risco com crianças e adolescentes.

Todo o minicurso assumirá, por isso, um caráter ativo e prático, se bem que teórico-tematicamente integrado na problemática da Gestão de Riscos e Desastres, em suas dimensões teóricas, de natureza física, humana, social, econômica e cultural. Para tanto se inicia com uma atividade de diagnóstico sobre aspetos relacionados com a temática da gestão de risco e de desastres. Esta atividade visa, por um lado, criar um ponto de partida partilhado para início das atividades e, por outro lado, mobilizar, desde o início diversos tipos de saberes, percepções, memórias, sentimentos, etc., relativos ao risco e, em especial, ao risco de desastres.

Em seguida, será apresentado um estudo de caso de uma situação problema num contexto real ficcionado. A ideia de utilização de uma situação problema apoia-se na perspectiva de que saber é fazer e fazer é saber, ou seja, de que se aprende fazendo. Entre vários outros aspetos procura-se: criar um contexto prático e compreensível de abordagem da temática; favorecer uma aprendizagem ativa, simultaneamente autocentrada e colaborativa, partilhada; promover condições para uma posterior mais fácil apropriação, em contexto escolar, do que for abordado.

Divididos em grupos, os participantes serão convidados para debater o caso e encontrar soluções para o mesmo. As apresentações das discussões realizadas pelos grupos permitirão ampliar a discussão e reforçar conceitualmente as fases da gestão de risco e os aspectos que influenciam a percepção de risco. Ao final, uma síntese de todo o processo encerra o minicurso.